CONFLITO
Veja a definição básica da palavra CONFLITO:
1. conflito
Enviado por Dicionário inFormal (SP) em 26-03-2009. 60 sim, 25 não
s.m. Oposição de interesses, sentimentos, ideias.
Luta, disputa, desentendimento.
Briga, confusão, tumulto, desordem.
Desentendimento entre países.
conflito armado, guerra.
conflito de jurisdição, situação em que dois órgãos judiciais pretendem conhecer de uma mesma questão ou a isso se recusam, por atribuir cada qual ao outro tal competência.
Prática de não-violência em relação ao conflito:
Inspirado em Gandhi, Rosenberg (2006) criou a comunicação não-violenta: “Uma forma de comunicação que nos leva a nos entregarmos de coração” e que consiste em falar e ouvir, “ligando-nos a nós mesmos e aos outros de maneira tal que permite que nossa compaixão natural floresça”. O processo da comunicação não-violenta consiste em um fluxo comunicação de mão-dupla(...)
EXERCÍCIO:
Pense em um conflito em que você esteja envolvido, ou que tenha conhecimento, e veja o que fazer para aplicar o processo de comunicação não-violenta. Elabore um texto caprichado.
__________________________________________________________________________
NEGOCIAÇÃO
Leia o texto: NEGOCIAÇÃO
(...) Negociação tem relação com viver em harmonia e viver o conflito.
Negociação é hoje um tema recorrente.
Afinal você negocia desde criança - quando trocava figurinhas, por exemplo -, e continuou negociando com pais e irmãos, negociando no clube, na faculdade e em muitas outras situações.
Hoje você é um negociador, possui um potencial, negocia em seu dia-a-dia e continuará negociando sempre!
Mas... Afinal o que é mesmo negociação? Quais os seus elementos fundamentais? Como é o seu processo?
...
Vamos ao texto:
- DEFINIÇÃO E ELEMENTOS FUNDAMENTAIS
NEGOCIAÇÃO É O PROCESSO DINÂMICO DE BUSCA DE UM ACORDO MUTUAMENTE SATISFATÓRIO PARA SE RESOLVER DIFERENÇAS, ONDE CADA PARTE OBTENHA UM GRAU ÓTIMO DE SATISFAÇÃO. (FS)
No projeto negociação da universidade de Harvard (Fischer/Ury/Patton ) encontramos esta definição:
“Negociar é obter acordo de mútuo interesse e, se houver conflitos, adotar padrões corretos, sem considerar propostas puramente individuais”
Complementando vejamos duas outras definições interessantes:
Negociação é um processo de tomada de decisão entre partes interdependentes que não compartilham preferências idênticas. É pela negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seus relacionamentos (Neale, citado por Chiavenato);
junho/2.005
Fernando Silveira,
É professor, consultor e pesquisador de Negociação desde 1980 já tendo implementado mais de 300 cursos, palestras e seminários em todo o Brasil. Atuou no MBA-FGV(Log), MBA-UFRJ (Gestão), na Petrobrás, Furnas, Dataprev, Varilux, Vale, Albrás e muitas outras Instituições.
fersiv@terra.com.br fsilveira10@msn.com
Atividade (Laura)
Pense em uma situação que seja necessária a negociação: na família (com os pais), na escola (com o diretor, com o professor) na rua, com um amigo, colegas de classe, etc. Que situação seria esta que exigirá uma negociação? Poderá também ser comercial, como em uma compra, venda ou troca. Escreva um texto caloroso/que envolva o leitor, concentre-se nos seus interesses, crie variedades de opções. Que estratégias adotar? Insista nos seus objetivos antes de decidir o que fazer sobre a situação e organize suas ideias para promover efetivamente uma negociação com base no diálogo, no respeito às ideias, pense bastante para chegar a um consenso justo e bom para todos.
ü Use as formas de discurso: direta, indireta ou direta e indireta de acordo com a organização geral do seu texto.