sábado, 22 de outubro de 2011

Trabalhando o gênero CHARGE

ESCOLA: E.Estadual Emilia Maria Diniz
TEMA: trabalho com o gênero (charges)
DISCIPLINA: Língua Portuguesa.
PROFESSORA: Laura M.Bastos
SÉRIES :8º, 9º, 1º e 2º

PROCEDIMENTOS:
  • Selecionar e distribuir vários textos (gênero charges) para grupos de 5 alunos.
  • Pedir que leiam as charges e discutam sobre elas, procurando responder as questões oralmente:

a)   Sobre que contexto a  charge foi criada?
b)      Qual era a intenção do emissor ao criar a charge?
c)      Você acha que ele conseguiu alcançar seu objetivo? Por quê?
d)     Você achou que o assunto foi abordado de maneira diferente? Como?
e)      Houve dificuldade do grupo para entender o conteúdo da charge e suas intenções?

2) Faça o cruzamento da Linguagem Verbal com a Linguagem não-verbal e responda:

a) O que você observou na linguagem verbal? (a linguagem é direta, o texto é longo ou não, apresenta ironia, duplos sentidos, recursos utilizados pelo autor da charge)
-E  quanto à linguagem não-verbal?
a) Condiz com o objetivo da mensagem?
b) Apresenta exageros para realçar a realidade ou não? Como são empregados? São reais ou não?
c) conclua: Os recursos verbais e não-verbais  utilizados foram importantes para complementar as idéias do autor da charge?

QUESTÕES ESCRITAS:

1 -  Agora, de todas as charges escolha uma que tenha lhe chamado mais a atenção e responda:
a) Qual é o assunto da  charge?
b) Como o assunto foi abordado na charge? (Com seriedade, humor, com ironia, com generalizações?) Explique.
c) Quem ou o que é o alvo da mensagem transmitida pela charge? Você tem conhecimento sobre este alvo? De que forma?
d) Por que o autor da charge escolheu trabalhar com este assunto para vincular em um jornal?
e) Quem é o emissor da charge?
f) Quem provavelmente é o destinatário?
g) Você gostou de ler as charges? Por quê?

2) Em relação ao conteúdo da charge:
(a) é atual, isto é, está acontecendo no tempo presente.
(b) é passado, mas com implicâncias atuais.
(c) Não dá para identificar o tempo.

3) Em relação à pontuação:
a) Quais foram  os sinais de pontuação usados?
b) Eles são importantes para a compreensão da mensagem?

6) CONCLUA A PARTIR DAS RESPOSTAS ORAIS E ESCRITAS:
a) O que é uma charge?
b) Qual é sua função?
c) Quais as características da charge? (recursos utilizados para a construção de uma charge)
d) Você considera este gênero textual importante? Por quê?

7) Seu grupo irá produzir algumas charges para apreciação de todos. Pensem em assuntos e situações atuais que poderiam ser utilizados como temas para a produção de charges e mãos a obra.
                                                                                               Bom trabalho!!!
                                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário